Por que fazer um concurso e ser funcionário público



Veja por que as pessoas estão cada vez mais interessadas em fazer um concurso e serem funcionárias públicas.

Os motivos são muitos e no final das contas quase todo mundo quer ser funcionário público.

Motivos de necessidade

Idade

Muitas vezes o concurso público passa a ser a melhor opção para pessoas que são consideradas velhas para o mercado de trabalho.

Além do mais, o conhecimento adquirido ao longo da carreira profissional pode ajudar muito na preparação para o concurso.

Falta de experiência

Para quem está começando a vida profissional, fazer um concurso público pode ser muito atraente.

Além de não ser necessária experiência anterior, o jovem não precisa se submeter aos baixos salários pagos pelas empresas do setor privado em estágios ou nos primeiros empregos.

Por outro lado, passar em um concurso requer dedicação, disciplina e muitas vezes ser financiado durante o período de estudos.

Motivos mais atraentes

Estabilidade

Um dos principais motivos que leva uma pessoa a fazer um concurso público é a estabilidade.

Enquanto que na iniciativa privada um trabalhador pode ser demitido sem justa causa, no setor público ele só perde o emprego se cometer algum ato que infrinja o estatuto do funcionário público e for considerado culpado em um processo administrativo.

Além de não perder o emprego, o funcionário público tem a garantia de recebimento dos salários, pois seu emprego não está sujeito às variações da economia.

Remuneração

Comparativamente com os salários das empresas privadas, o salário do funcionário público é maior, principalmente em início de carreira.

Aposentadoria integral

Esse é outro motivo importante para se fazer um concurso público, principalmente para aquelas pessoas que já estão visando a aposentadoria.

O funcionário público estatutário, quando se aposenta, recebe o mesmo salário (menos alguns benefícios) que recebia quando estava trabalhando.

Além disso, no decorrer da aposentadoria, continua recebendo vários benefícios recebidos por quem continua na ativa.

Esses benefícios variam conforme o estatuto do funcionário público (federal, estadual ou municipal).

Já o aposentado da iniciativa privada, além de se aposentar com um teto de 10 salários mínimos de contribuição, vê, com o passar do tempo, seu salário se desvalorizar em relação ao salário mínimo.

Há que se ressaltar que enquanto o trabalhador da iniciativa privada recolhe mensalmente um valor sobre um teto de 10 salários mínimos de contribuição (o salário mínimo de contribuição é cerca de 70% do valor do salário mínimo nacional), o recolhimento do funcionário público é sobre um salário sem teto.

Para ilustrar:

  • Se um funcionário da iniciativa privada ganha, por exemplo, R$ 10.000,00, ele vai descontar mensalmente 11% sobre um teto de 10 salários mínimos de contribuição e vai se aposentar ganhando, no máximo, 10 salários mínimos de contribuição.
  • Já o funcionário público que ganha R$ 10.000,00 de salário base, vai descontar mensalmente 11% de 10.000,00 e vai se aposentar ganhando o salário de 10.000,00.

O funcionário público ganha mais, mas contribuiu com mais.

Para ver a tabela de desconto da previdência, clique aqui.

Vale lembrar que, no momento da escolha de um concurso público, o candidato deve verificar as atribuições do cargo e o quanto esse cargo é condizente com suas aptidões e seu nível de escolaridade.

Muitas vezes, são escolhidos concursos porque são mais fáceis de passar e, posteriormente, os candidatos se sentem frustrados com a função que têm que desempenhar.

Nesse artigo você viu os motivos pelos quais as pessoas estão cada vez mais interessadas em fazer um concurso e serem funcionárias públicas.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos

Clique aqui e selecione cursos online para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Clique Abaixo e Conheça os Cursos Online mais Procurados

Curso de Departamento Pessoal
Curso de Marketing Pessoal
Curso de Escrita e Redação
Curso de Word e Excel
Curso de Chefia e Liderança
Curso de Administração Contábil e Financeira
Curso Aprenda a Falar em Público
Curso de Propaganda e Marketing
Curso de Webmaster
Curso de Telemarketing

Artigos relacionados:

0 comentários para Por que fazer um concurso e ser funcionário público


Comentários encerrados.