Seguro desemprego pode ser condicionado a curso de formação



Alteração na lei do seguro desemprego condiciona o recebimento à frequência em curso, para quem solicitar o benefício pela segunda vez em 10 anos.

Formação profissionalDesde outubro de 2013, todo trabalhador de nível médio, que solicitar o seguro desemprego pela segunda vez num período de 10 anos, poderá ser obrigado a realizar um curso profissionalizante para receber o benefício.

Os cursos serão oferecidos gratuitamente pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem e pela Rede Pública e terão carga horária mínima de 160 horas.

Caso não haja um curso disponível na região do trabalhador, sua obrigatoriedade ficará suspensa.

Alteração da lei do seguro desemprego e criação do Pronatec

Em outubro de 2011 foi sancionada a lei 12.513 que alterou a lei 7.998/90 do seguro desemprego, condicionando o recebimento da assistência financeira do Programa de Seguro Desemprego à comprovação da matrícula e da freqüência do trabalhador em curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 horas.

A lei também indicou os critérios para oferta dos cursos que são, entre outros, a capacidade da oferta, a reincidência no recebimento do benefício, o nível de escolaridade e a faixa etária do trabalhador.

Na mesma lei 12.513 foi criado o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) com o objetivo principal de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.

Para atender a alteração da lei, o Pronatec criou o programa Bolsa Formação do Trabalhador: Modalidade Seguro Desemprego, que tem como objetivo capacitar os beneficiários do seguro desemprego com cursos de formação inicial e continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação.

Os recursos do programa vêm do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em abril de 2012 o Decreto 7.721 definiu que os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional podem ser exigidos do trabalhador que solicitar o seguro desemprego pela terceira vez dentro de um período de 10 anos.

Em outubro de 2013 o Decreto 8.118 definiu que os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional podem ser exigidos do trabalhador que solicitar o seguro desemprego pela SEGUNDA VEZ dentro de um período de 10 anos.


Como vai funcionar a concessão do Seguro Desemprego

Quando o trabalhador procurar um local para solicitar o seguro desemprego e sendo confirmado seu direito ao benefício, poderão acontecer as seguintes possibilidades:

1) Ser oferecido um emprego condizente com a qualificação profissional e remuneração anterior do trabalhador.

Nesse caso, se o trabalhador não aceitar o emprego e não tiver uma justificativa legal para a recusa, o benefício será negado.

Para saber mais sobre esse assunto, acessar o artigo “O que muda com a nova lei do seguro desemprego“, que fala sobre a aplicação da lei na oferta de emprego antes da concessão do benefício.

2) Ser concedido o seguro desemprego, juntamente com a obrigatoriedade de matrícula (gratuita) e frequência em curso  de  formação ou qualificação profissional, conforme critérios de reincidência na solicitação do benefício e grau de escolaridade do trabalhador, entre outros.

Neste caso, o trabalhador que não aceitar fazer o curso terá o benefício negado.
Caso aceite e sendo comprovada a matrícula, o benefício será concedido.

Haverá controle de presença aos cursos, onde o aluno sem frequência terá seu benefício cancelado.

Ninguém é obrigado a fazer um curso oferecido fora da sua área, a menos que queira mudar de profissão.

3) Simplesmente ser concedido o seguro desemprego.

Essa possibilidade vai acontecer quando não houver emprego para ser oferecido ou não houver cursos de formação ou qualificação para os trabalhadores enquadrados nos critérios de reincidência na solicitação do benefício.

Você viu nesse artigo que a alteração na lei do seguro desemprego pode condicionar o recebimento do benefício à freqüência em curso de formação ou qualificação profissional.

Direito ao Seguro Desemprego

Veja se você tem direito ao seguro desemprego. Saiba onde requerer o benefício e quais os documentos necessários, lendo o artigo Direito ao seguro desemprego – Locais e documentos.

Download de Modelos de Currículo

Para baixar modelos de currículo, acesse Modelos de Curriculum-vitae – Baixe modelos de currículo grátis.

Direitos de Quem é Demitido

Conheça os direitos de quem é demitido, lendo Direitos na rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.

Para fazer cursos online, ganhar E-books de brinde e colocar seu currículo em um banco de currículos, acesse Mantenha seu currículo atualizado por meio de cursos online.

Vagas de Emprego

Para obter vagas de emprego CLT e PJ da sua cidade, acesse Vagas de emprego CLT e PJ.

Se você gostou dessas informações, cadastre seu e-mail e receba as novas publicações do Emprego & Negócio.

Preencha seu e-mail:

Para concluir seu cadastramento, faça a confirmação no e-mail que será enviado a você.

Conheça a política de privacidade do assinante

Compartilhe com seus amigos

{lang: 'pt-BR'}

Clique aqui e selecione cursos online para seu desenvolvimento pessoal e profissional

Clique Abaixo e Conheça os Cursos Online mais Procurados


Artigos relacionados:



263 comentários para “Seguro desemprego pode ser condicionado a curso de formação”

  1. Neusa T Friedrichs

    Boa tarde! Dei entrada no seg. desemprego e fui encaminhada para o curso do Pronatec, fiz a matrícula e já estou fazendo o curso. No início deste mês fui contemplada no Sisutec para o curso Téc. em Logística, fiz minha matrícula e já estou fazendo o curso. Mas ontem, fui informada de que não posso fazer os dois cursos, pois só tenho direito de fazer um curso por vez. Minha dúvida é: se eu cancelar o curso que estou fazendo por ocasião do seg. desemprego, continuarei recebendo as parcelas que ainda tenho direito? O curso Téc. em Logística pode ser incluído no lugar do curso de qualificação? Desde já agradeço pela ajuda! Att Neusa Friedrichs

    • Emprego & Negócio

      Neusa,

      Você deve verificar isso junto ao Pronatec.

      Um abraço.

  2. Mirlane Amorim Rocha

    Fui inscrita no pronatec, pelo Senac da minha cidade. Porém não me perguntaram qual bairro e horário seria melhor pra mim. Então me colocaram em um bairro super distante em horário da noite. Sem nem uma condição pra ir. Faço curso de cabeleireira no mesmo horário. O curso começou dia 10/03. E me enviarão um sms no dia 09/03. Avisando em qual local e hora iria fazer o curso. Resumindo não pude ir nem um dia. Acho uma falta de respeito já que o Seguro Desemprego é um direito constitucional.

    • Emprego & Negócio

      Mirlane,

      Você deve voltar ao local onde lhe inscreveram (já poderia ter voltado no dia seguinte ao recebimento do sms) e explicar a situação.

      Um abraço.

  3. Gabriela

    se o curso de qualificação coincidir com os horários de faculdade serei dispensado da obrigatoriedade, sendo que no outros turnos estou estagiando com contrato?

    • Emprego & Negócio

      Gabriela,

      Se estiver recebendo um ou mais salários com os estágios, não terá direito ao benefício.
      Terá que falar sobre a sua indisponibilidade na hora de solicitar o seguro desemprego.

      Um abraço.

  4. meu nome e claudia

    meu seguro vai ser cortado se eu não for as aulas não e minha área sou obrigada a fazer esses cursos

    • Emprego & Negócio

      Claudia,

      Tem que fazer para receber.

      Um abraço.

  5. maria adriana monte

    ola boa tarde,

    Hoje fui da entrada no meu seguro e o rapaz disse que meu seguro ia ficar cancelado e que eu tinha que fazer uma peticao.detalhe:o rapaz que me atendeu foi grosseiro comigo,disse que eu tinha que fazer o curso fora da minha cidade eu diss que nao podia me deslocar ate la,pois tenho dois filhos um de 3anos e outro de8meses.esse foi o motivo do meu afastamento do trabalho.meu segundo filho de 3 meses é prematuro extremo sai do emprego porque ele precisa de cuidados.por favor preciso de uma orientacao.

    • Emprego & Negócio

      Maria,

      Fale com um advogado.

      Um abraço.

  6. Meire

    Eu dei entrada no seguro e fui encaminhada para fazer o curso. mais olhando a carga horaria deles acaba mim atrapalhando. pois faço faculdade de educação física, é meu ultimo semestre tenho que fazer TCC, estagio com educação infantil, fundamental 1 e 2. ensino médio e academia, eu não vou ter tempo. o que faço agora?

    • Emprego & Negócio

      Meire,

      Tente esses argumentos para ser dispensado, mas provavelmente perderá o seguro, se não fizer o curso.

      Um abraço.

  7. Gleidiston

    Boa Tarde,
    Dei entrada no seguro desemprego e estou fazendo o curso de qualificacao ponatec,mais eu preciso fazer uma viagem e ficar 15 dias fora , se eu trancar a matricula do curso eu paro de receber o seguro desemprego ?

    • Emprego & Negócio

      Gleidiston,

      A princípio sim. Verifique junto ao Pronatec.

      Um abraço.

  8. Rosana

    Boa Tarde,
    Dei entrada no seguro desemprego e estou fazendo o curso de qualificacao ponatec, o problema e q devido a um problema de saude fiquei afastada por 14 dias e apresentei atestado nesse caso posso perder o beneficio?

    • Emprego & Negócio

      Rosana,

      Provavelmente, não perderá.

      Um abraço.

  9. Marcela

    Boa tarde! Fui dispensada da empresa, com 3 anos. Fui dar entrada no Seguro desemprego e tive a informação de que tenho que fazer um curso, como no momento estou na faculdade 2 º período de fisioterapia..posso usar a faculdade, como aprimoramento? já que pretendo fazer curso para minha aréa e não há algum.. e tenho um bebê de 1 ano, gostaria de saber se posso utilizar a faculdade, para ser o curso. Grata

    • Emprego & Negócio

      Marcela,

      Você não falou isso na hora que solicitou o benefício? O que eles falaram?
      O curso de qualificação é de nível médio e, a princípio, tem relação com o trabalho que você fazia no emprego.
      Dificilmente, o curso superior substituirá o curso de qualificação, mas o negócio é tentar.

      Um abraço.

  10. Adenailson Matos

    Ola , a todos gostaria de saber como proceder na minha situação, trabalhei 16 meses em uma empresa como motorista, recebi tudo direito, dai fui dar entrada no seguro desemprego, em salvador-BA, no SAC.
    chegando lá fiz a ficha, e atendente disse q tinha de fazer um curso profissionalizante pra poder receber o seguro, certo.
    só quer próximo a data de eu ir ao Senai confirmar a matricula do curso após 15dias tenho quer ir pra minha cidade natal, interior da Bahia onde não ar nem uma unidade do Senai.
    o quer faço , como faço?
    vou perde o meu seguro???
    grato

    • Emprego & Negócio

      Adenailson,

      Volte ao local onde solicitou o benefício para verificar se você vai ter que se matricular em outra cidade ou será dispensado.

      Um abraço.

  11. Karen

    Se tenho escolaridade de ensino superior e especialização na área de Administração, sou obrigada a fazer um curso FIC de nível médio para auxiliar de Recursos Humanos, já que é a segunda vez em 10 anos que estou requerendo o seguro desemprego, ou eles precisam ofertar um curso de nível superior para que eu seja obrigada a fazer?

    Desde já, agradeço pela atenção!

    • Emprego & Negócio

      Karen,

      Os cursos oferecidos são de nível médio. Dependendo da escolaridade e da área de atuação, pode ser que haja a dispensa do curso.

      Um abraço.

  12. George

    Prezados, no texto lí: 3) Simplesmente ser concedido o seguro desemprego.

    Essa possibilidade vai acontecer quando não houver emprego para ser oferecido ou não houver cursos de formação ou qualificação para os trabalhadores enquadrados nos critérios de reincidência na solicitação do benefício.

    Ou seja, se você trabalhou como Analista administrativo, terá que fazer um curso oferecido como auxiliar administrativo?
    Ou neste caso o MTE libera o trabalhador de fazer o curso?

    • Emprego & Negócio

      George,

      Até então, quando não havia curso de qualificação na área de atuação do trabalhador, ele acabava sendo dispensado de fazer o curso.
      Agora, parece que estão oferecendo também cursos fora da área.

      Um abraço.

  13. cristina

    Bom dia, tenho uma dúvida se eu arrumar um emprego mas que tem período de experiencia, e passa essa experiencia eu não sou contratada, e ai perco o emprego e o seguro desemprego.

    • Emprego & Negócio

      Cristina,

      Se você estava recebendo o seguro desemprego que foi suspenso por reemprego, pode pedir a retomada do recebimento das parcelas, se não passar na experiência do novo emprego.

      Um abraço.

  14. bom dia vou encaminhar meu seguro amanha ,uma amiga me disse que para receber o seguro tenho que fazer um curso profissionalizante,tenho 39anos estou com pressao alta ,estou tomando anti depressivo tive que me afastar pq nao consigo lidar com o publico fico nervosa com movimentos estou me tratando e preciso do seguro desemprego ,entao como vou conseguir fazer um curso?nao tenho nem vontade de sair de casa fico nervosa ate quando falam muito alto.

    • Emprego & Negócio

      Maria,

      O curso é para que está solicitando o benefício pela segunda vez em 10 anos.

      Um abraço.

  15. Natalia

    Dei entrada no meu seguro desemprego, e fui direcionada a me matricular no curso.. matricula feita. Agora aguardo que automaticamente em 30 dias recebo a primeira parcela do seguro desemprego?

    como faço pra saber quantidade de parcelas e valores já que não fui informada no ministério do trabalho(alegaram que o sistema estava fora do ar)

    • Emprego & Negócio

      Natália,

      Volte ao local onde solicitou o benefício para confirmar a solicitação do benefício e receber as informações que estão faltando.

      Um abraço.

  16. Deise

    Boa tarde,
    Pode esclarecer uma dúvida em relação ao seguro desemprego, segundo o decreto nro. 8.118 de 10 de outubro de 2013 e decreto 7.721 de 16 de abril de 2012, fala que ao trabalhador que solicitar pela 2a. vez em dez anos o seguro desemprego será obrigatório a realização de cursos, porém isso se torna obrigatório a partir do momento em que foi sancionado e publicado o decreto. Mas se o trabalhador por ocasião deu entrada no seguro, anterior a data de publicação do decreto, exemplo ( entrada no seguro desemprego em 2005) e precisará solicitar o seguro desemprego agora em novembro de 2013, como fica esta situação?

    Obrigada
    Deise

    • Emprego & Negócio

      Deise,

      Terá que fazer o curso. Os dez anos não começam a contar a partir da publicação da lei. A 2ª vez em 10 anos é que começa a contar a partir da lei.

      Um abraço.

  17. Pablo Moreira Roza

    Olá. Dei entrada no meu seguro desemprego e me enviaram para um curso. Chegando lá me pediram os documentos e não tinha somente o comprovante de escolaridade que exigido. Não consigo de jeito nenhum pegar meu comprovante. O que eu faço??

    • Emprego & Negócio

      Pablo,

      Volte ao local onde lhe encaminharam para o curso e peça orientação.

      Um abraço.

  18. Oi, minha mãe não sabe ler nem escrever trabalha em um sítio, ela vai solicitar o seguro desemprego pela segunda vez em 10 anos quero saber se ela tem direito de da entrada no seguro desemprego ou vai ter que fazer curso ??

    • Emprego & Negócio

      Elizangela,

      O fato dela não saber ler, talvez possa ser um motivo para a dispensa do curso.
      Seria interessante você acompanhá-la no momento da solicitação do benefício.

      Um abraço.

  19. Emerson

    Fui dar entrada no Sac. referente ao seguro desemprego me informaram que deveria fazer curso ou perderia minhas parcelas porem os cursos indicados nenhum é compatível com a minha função que é na área de segurança realmente sou forçado a isso ou terei que ir no ministério do trabalho reivindicar.

    • Emprego & Negócio

      Emerson,

      O que eles falaram no SAC quando você disse que os cursos não eram compatíveis com a sua função?

      Um abraço.

      • Emerson

        De que eu não receberia meu seguro desemprego de forma nenhuma e que era norma do governo ,contestei muito porem sem êxito.

  20. bruna

    Bom dia,gostaria de saber se terei problemas para pegar o seguro desemprego. Não tenho os 3 últimos contra cheques pois não me deram e não tenho como conseguir na empresa pois a empresa fica em SP e eu resido e prestava serviço pra eles no RJ.tenho segundo grau completo mais não tenho meu comprovante de escolaridade pois ha um ano fui assaltada e perdi meus documentos inclusive os do colégio. E não consigo pegar no colégio um outro comprovante. Enfim,sem os contra cheques e comprovante de escolaridade consigo pegar o auxílio ??? Por favor me ajude.

    • Emprego & Negócio

      Bruna,

      Na guia do seguro desemprego já vem os últimos salários. No Sine, eles obtêm os salários junto ao MTE.
      Assim, fale com eles sobre a falta do contracheque.

      Não é necessário o comprovante de escolaridade para solicitar o seguro desemprego.

      Um abraço.

  21. Rony

    A pessoa que estiver cursando a faculdade, fica liberada da obrigação de se inscrever no curso de qualificação profissional, mesmo sendo depois de receber o terceiro beneficio dentro de 10 anos?

    • Emprego & Negócio

      Rony,

      Agora a lei mudou e na segunda vez em 10 anos já tem que fazer o curso.
      Acreditamos que o fato da pessoa estar fazendo faculdade, não a libera de fazer o curso, mas verifique com eles na hora da solicitação.

      Um abraço.

  22. Vinicius

    Boa Noite .
    Amigo dia 29/08 dei entrada no meu seguro-desemprego , na qual hoje dia 29 o mesmo foi liberado e até o momento nao me inscrevi ne um curso do pronatec, pois eu estava morando em Primavera do Leste-PR “Sozinho sem minha familia”e passando por dificuldades retornei a Nova Londrina-PR e aqui nao tem Pronatec.. Sera que perco meu seguro ? O que devo fazer para nao perder ?

    • Emprego & Negócio

      Vinícius,

      Você tem que fazer o curso? Estranho eles liberarem a parcela se você nem se inscreveu ainda.
      Talvez o curso não seja obrigatório para você.

      Um abraço.

  23. Reinaldo

    Boa Tarde,Estou na Minha 3º Parcela do Seguro Desemprego,Fui Visitar meus Avó inicio deste mês e passei metade deste mês lá por eles estarem doentes,Hoje Recebo uma Ligação Oferecendo uma Proposta de Emprego,Porem a Área Informada Não Tenho Interesse e disse a ela,E ela Ameaçou que iria bloquear meu Seguro,sendo ela a ultima parcela que receberei na próxima semana já.O Bloqueio é Feito Imediato ou quanto tempo é levado…Posso estar sujeito a não receber a ultima parcela?
    Aguardo Respostas
    Grato!

    • Emprego & Negócio

      Reinaldo,

      Depende do tempo de desemprego, que vai da data da dispensa (último dia trabalhado) até a comunicação da vaga.
      Se já passaram 75 dias, então receberá a terceira parcela.

      Um abraço.

  24. Joanilson

    Minha esposa foi demitida semana passada e se escreveu em um curso do pronatec de qualificação, mas não deu ainda entrada no seguro desemprego, qual o prazo de entrada para o beneficio e será que por estar inscrita no curso do pronatec ela pode perder o beneficio?

    • Emprego & Negócio

      Joanilson,

      O prazo para dar entrada no benefício é de 120 dias, a partir da data da dispensa (veja a data na guia do seguro desemprego).
      O fato dela estar fazendo um curso de qualificação, por iniciativa própria, não impede o recebimento do benefício.

      Um abraço.

  25. Filipe Lamego

    Bom dia!

    Quem é obrigado a fazer o curso para receber o seguro desemprego?
    Apenas quem está solicitando o benefício pela terceira vez em 10 anos?

    Abraço.

    • Emprego & Negócio

      Filipe,

      Exatamente.

      Um abraço.

  26. jane

    no meu caso que acabei de ter um bebe,e nao consigo uma vaga nas creches da prefeitura pra ele como vou fazer?vou ter que usar o meu seguro pra pagar uma particular,para participar desse curso?

    • Emprego & Negócio

      Jane,

      Se tiver que fazer o curso e não fizer, perde o seguro desemprego.

      Um abraço.

  27. patrícia

    Ola estou fazendo o curso pronatec mas estou indo embora para o litoral gostaria de saber se posso trancar meu curso e se eu viu perder meu seguro desemprego … obrigada

    • Emprego & Negócio

      Patrícia,

      Tem que cer a possibilidade de continuar o curso no litoral.
      Vá ao SINE para verificar.

      Um abraço.

  28. Almeida Sousa, F.

    Sou funcionário da prefeitura de Goiânia e por motivos pessoais precisei
    pedir “licenca por interesse particular”.Mudei pra capital mineira e estou desempregado.Meu contrato com a prefeitura esta inativo.Aqui,após três meses e 16 dias de trabalho formal numa empresa, fui demitido sem justa causa e me disseram que não tenho direito ao seguro desemprego.Tenho três filho,dos quais dois são menores de cinco anos. Posso recorrer?Tenho alguma chance?É urgente!!!

    • Emprego & Negócio

      Almeida,

      Bem, no caso de demissão, a empresa é obrigada a fornecer as guias do seguro desemprego, independentemente dela achar ou não que você tenha direito ao benefício. Não é ela que decide se você tem ou não direito.

      Por quanto tempo trabalhou na prefeitura?
      Qual era seu regime de contratação?
      Qual a data de afastamento da prefeitura?
      Quais as datas de admissão e demissão nessa última empresa?

      Um abraço.

      • Almeida Sousa,F

        Sou funcionário da prefeitura em regime seletista,tenho minha carteira assinada desde o dia 28/05/2008.A data do afastamento da prefeitura foi,01/01/2013.Dia 09/01/2013 eu já estava empregado novamente,pedi contas três meses depois pra entrar nessa última empresa que me demitiu sem justa causa e onde trabalhei desde o dia 01/04/2013 até o dia,16/07/2013.Quem disse que eu não tenho direito ao seguro foi o pessoal do sine bh e a alegação é que por eu ter um contrato em aberto no sistema,ainda que não receba nenhum salário,teóricamente eu não estou desempregado.Disseram que a licensa não dá direito ao seguro.
        Mudei pra BH por motivo de força maior,vim com toda minha familia,e não existe possibilidade de eu simplesmente voltar agora. O fato é que eu estou descoberto e minha familia desprovida de sustento.

        • Emprego & Negócio

          Almeida,

          Como você está de licença da prefeitura, está empregado. Assim, não tem direito ao benefício.

          Um abraço.

  29. ENIVALDO ALVES

    RECEBI MEU PRIMEIRO SEGURO DESEMPREGO NO ANO DE 2002 E E VOU RECEBER PELA TERCEIRA VEZ AGORA EM 2013 SENDO ASSIM NO INTERVALO DE 11 ANOS, DEI ENTRADA NO SEGURO NO SAC E FUI INFORMADO QUE SERIA OBRIGADO A FAZER UM CURSO PARA RECEBER O SEGURO DESEMPREGO PARA QUEM RECEBEU PELA TERCEIRA VEZ O SEGURO DESEMPREGO EM 10 ANOS, POSSO RECORRER DESSA DECISÃO?? TENHO UMA VIAGEM MARCADA PARA SETEMBRO.

    • Emprego & Negócio

      Enivaldo,

      Se, realmente, não é a terceira vez em 10 anos, pode recorrer.
      Vá ao MTE para verificar.

      Um abraço.

  30. Daiane Gonçalves da Fonseca

    Oi,acabei de ser demitida e me inscrevi no pronatec para fazer um curso de qualificação, mas eu ainda nao dei entrada no seguro desemprego, será que por estar inscrita posso perder o beneficio?

    • Emprego & Negócio

      Daiane,

      Por isso não, mas não vai perder o prazo.

      Um abraço.

  31. célio

    Estou preste há dar entrada em meu seguro desemprego ,porém tenho um curso de qualificação custeado por min, com previsão de início possivelmente após dar entrada no seguro e antes de receber a 1° parcela do mesmo. eu tenho direito a receber o seguro , e como tenho que fazer para comprovar que estou no curso ?

    • Emprego & Negócio

      Célio,

      A princípio, você não precisa estar fazendo algum curso para ter direito ao benefício.
      Somente se estiver solicitando o seguro desemprego pela terceira vez em 10 anos é que terá que fazer um curso de qualificação oferecido pelo governo.

      Um abraço.

  32. Francisco Dominguez

    dei entreda no meu seguro no dia 12/03, sendo que entrei em uma empresa no dia 28/03, e a 1ª parc do seguro fora dia 14/04, em analise percebi que fora notificado a devolver, porem n concordo o fato não é ajudar temporariamente, minha dividas de contas ref ao mes de março que entram em abril? pois a empresa me pagara so final, posso questionar a notificação?

    • Emprego & Negócio

      Francisco,

      Se entre a data da dispensa e uma nova admissão não tiverem passados, pelo menos, 30 dias, você não tem direito a nenhuma parcela. É a lei e não há como questionar.

      Um abraço.

  33. itamar lima

    estou fazendo o curso do pronatec, pra receber o seguro, se eu reprovar no curso , perdo o seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio

      Itamar,

      A princípio, você tem que frequentar o curso para continuar a receber o benefício.

      Um abraço.

  34. PEnelope Gomes

    Olá, sai da empresa e estou mudando de cidade, na cidade para onde vou morar, nem sei se tem curso ou qualquer outra coisa na minha area..

    perderei o seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio

      Penelope,

      Você deve verificar junto ao local onde vai solicitar o benefício.
      Se você tiver que fazer um curso de qualificação e não existir, não perderá o seguro desemprego.

      Um abraço.

  35. Johnny

    Faço faculdade de JOGOS DIGITAIS, e fiz acordo com a minha empresa de logistica pra me demitirem, pois quero algo na minha area, sendo assim, seguem minhas duvidas:

    1: Minha area é jogos e nao logistica apesar de ter sido meu ultimo emprego, sendo assim, eu posso alegar que só aceito vaga se for na area na qual estou me formando?
    Obs.: nao tem nexo eu ser obrigado a voltar pra uma area que eu ao quero mais

    2: minha faculdade é de 2 anos e meio, ou seja, tecnologica, isso é aceitavel como “curso” que eles pedem?
    Obs.: meu curso da faculdade é reconhecido pelo MEC assim como exige a lei.

    • Emprego & Negócio

      Johnny,

      Os cursos de qualificação são oferecidos somente se for a terceira solicitação do seguro desemprego em 10 anos.
      Se for esse o seu caso, terá que fazer para receber. Pode escolher o curso em outra área.

      Quanto a vaga de emprego, no momento da solicitação do benefício, pode dizer que gostaria de mudar de área. Eles podem procurar um emprego na nova área.

      Um abraço.

  36. Houdini

    olá, eu tenho que comprovar escolaridade, mas nao tenho o estudo completo parei na 6º serie como darei entrada no meu seguro???
    att;

  37. karol

    Mas entao qual seria “A justificativa” plausivel pra nao aceitar o emprego,e receber o seguro??..vou dar entrada no meu e pelo que li por aqui nao é tao facil receber o seguro!
    Vai ser meu primeiro seguro em cinco anos de carteira,durante tres anos trabalhados na mesma empresa.
    Na funcao de auxiliar administrativo com o salario de 943,00..
    As duvidas: nao poderao me negar o seguro se nao for exatamente a msma funcao e salario identico,certo?
    E é verdade q as parcelas nao sao no mesmo valor do salario em carteira?qnto receberia entao nas parcelas??? Obrigada…agradeco desde ja.

    • Emprego & Negócio

      Karol,

      Se você está solicitando o seguro desemprego pela terceira vez em 10 anos, terá que fazer um curso de qualificação para receber.
      Caso não seja a situação, poderão oferecer um emprego em uma função condizente com a qualificação profissional e remuneração anterior do trabalhador.
      Se não aceitar o emprego, não será concedido o seguro desemprego.

      Para saber o valor da parcela, acesse http://empregoenegocio.com.br/seguro-desemprego-2013-tabela-com-valores-e-parcelas/

      Um abraço.

  38. Amanda

    Estou recebendo o seguro desemprego
    e estou entrando em um estagio remunerado e contrato
    eu perco o direito do seguro?
    att amanda

    • Emprego & Negócio

      Amanda,

      Se o salário for igual ou maior do que o salário mínimo e houver registro em carteira, o seguro desemprego será suspenso.

      Um abraço.

  39. bruna

    Boa tarde gostaria de saber se posso recusar uma proposta feita pelo governo se alegar que tenho um estagio obrigatório para fazer da faculdade?
    att.

    • Emprego & Negócio

      Bruna,

      Provavelmente, não adiantará, mas pode tentar.

      Um abraço.

  40. tatiane leandro da silva

    com essa nova lei de curso eu fui dei entrada no seguro na caixa e eles não avisaram nada que tem que fazer um curso será que eu não vou conseguir pegara minhas parcelas entre dez anos essa é terceira vez que vou pegar seguro e agora o que tnho ue fazer

    • Emprego & Negócio

      Tatiane,

      Se eles não ofereceram o curso, provavelmente, é porque não existia um curso disponível para você.
      Veja o item “Como vai funcionar a concessão do Seguro Desemprego” nessa mesma postagem.

      Um abraço.

  41. regina

    Ja recebi uma parcela do seguro desemprego, faltam 4 parcelas, na quarta-feira aceite uma proposta de emprego e entreguei a documentação para registrar, so que estou desistindo deste novo emprego, eu vou perder o seguro desemprego? vou ficar sem o novo emprego e sem as outras parcelas? O que eu faço?

    • Emprego & Negócio

      Regina,

      Se esse novo emprego foi indicado pelo governo, então, provavelmente, seu benefício será suspenso.
      Se foi você mesmo que achou a vaga e a empresa ainda não assinou a carteira, continuará a receber o benefício.

      Um abraço.

  42. Elaine

    olá

    Acabei de sair de uma empresa, e estou começando um treinamento não remunerado em uma auto peças para conhecer as peças com que eles trabalham, neste caso eu tenho direito a receber o seguro já que o treinamento terá a duração de 2 meses?

    • Emprego & Negócio

      Elaine,

      Pode receber o seguro desemprego, até mesmo se remunerado, desde de que o valor da remuneração seja menor do que um salário mínimo.

      Um abraço.

  43. kely

    olá estou recebendo seguro desemprego e gostaria de verificar uma vaga no sine bahia porém me informaram que se eu pegar um carta de recomendação meu seguro é bloqueado. é isso mesmo?

    • Emprego & Negócio

      Kely,

      Pela lei, o seguro só seria bloqueado se o trabalhador recusasse uma vaga de emprego.
      Acontece que muita gente comenta aqui, que o seguro desemprego foi suspenso, simplesmente, por ser indicado a uma vaga de emprego.

      Um abraço.

  44. elisamara

    ola estou recebendo seguro e gostaria de saber se eu possso olhar as vagas do sine ou eu perco o seguro se eu olhar as vagas do mais emprego pela net? grata.

    • Emprego & Negócio

      Elisamara,

      Só olhar as vagas não vai fazer com que perca o seguro desemprego.

      Um abraço.

      • Francisco

        Boa tarde.

        Gostaria de saber se ao entrar em um estágio oferecido pelo FNDE (Fundo nacional do Desenvolvimento) o benefício do Seguro Desemprego é cancelado.

        Aguardo retorno.

        • Emprego & Negócio

          Francisco,

          Se for registrado em carteira e receber um valor maior ou igual a um salário mínimo, então o seguro desemprego será suspenso.

          Um abraço.

  45. Hellen

    Boa noite, estou recebendo seguro desemprego iria receber a 3º parcela de 5 no total, dia 3/01.

    Consegui um emprego temporáio na carteira de 2 meses, gostaria de saber se o meu benefício será cancelado? se sim eu poderei retomá-lo?

    Parabéns pelo site.

    Grata.

  46. Fabio

    Olá, trabalhei numa firma de 2004 à novembro de 2012,sendo q de agosto de 2006 à outubro de 2012 eu estava encostado pelo INSS recebendo aux doença..me deram alta, retornei ao trabalho , a empresa cumpriu o (1) mês de estabilidade e me desligou devido a minha deficiencia(auditiva,motivo d eu ter ficado pelo INSS) não ser compativel c o cargo..queria saber se mesmo eu ter ficado os ultimos 6 meses sem receber pela empresa se eu teno direito ao seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio

      Fabio,

      Tem direito. A questão também é ver se a empresa poderia tê-lo dispensado, já que a estabilidade para doença equiparada ao acidente do trabalho (doença causada pelo trabalho) é de 1 ano, após o retorno.

      Um abraço.

      • Fabio

        a perca auditiva não foi relacionada ao trabalalho não, foi uma surdez súbita..sem motivo especifico..e no dia de folga..

        obrigado….fico muito agradecido pela ajuda..fiue c DEUS

  47. Rosângela

    Fui demitida s/ justa causa após 3 anos de trabalho, no mesmo mês fui contratada por outra empresa e ainda estou cumprindo uma fase de experiência de 45 dias, desses já trabalhei 20 dias se for demitida s/ justa causa eu tenho direito ao seguro desemprego? E se eu pedir demissão? Outra dúvida, ainda não fui homologada do emprego anterior, e não dei entrada no seguro se eu for demitida posso usar a papelada do emprego anterior?

    • Emprego & Negócio

      Rosângela,

      Se for demitida sem justa causa, o seguro desemprego deve ser solicitado com as guias desse último emprego.

      Se for dispensada ao término do contrato de experiência, o seguro desemprego será solicitado com as guias do emprego anterior, embora precise do TRCT desse último emprego. Assim, é bom agilizar a homologação do emprego anterior, pois é nela que fornecem as guias do seguro desemprego.

      Se pedir demissão, não poderá solicitar o seguro desemprego.

      Um abraço.

  48. sandra oliveira

    bom dia!
    gostaria de saber se quando recebemos o seguro desemprego e ao final das parcelas aindas não tivemos empregado,teremos algum tipo de beneficio a mas ?e se tiver e necessário retornar ao local onde voçe deu entrada no seguro ou e depositado automático?

    • Emprego & Negócio

      Sandra,

      Após o término do recebimento das parcelas, não há mais a receber.

      Um abraço.

  49. Alfrânio

    Então pela nova lei, não posso recusar o emprego que o governo quer me ofertar senão perco o seguro desemprego, certo? E nesse caso o governo, com essa desculpa, fazer com que a pessoa seja excluida do seguro desemprego, digo isso pois é muito fácil o governo arrumar um emprego para o sujeito, numa area dele, mas logo depois de 1 mês é demitido, fazendo com que o desempregado perca o direito do seguro desemprego que tinha antes, pois arrumar emprego pra essas pessoas é fácil, quero ver é manter elas nesses empregos oferecidos, que podem ser “empregos de fachadas” simplesmente para induzir o desempregado a perder o seguro. A pessoa pode entrar com uma ação, alegando que foi induzida a um emprego que, apesar do cargo oferecido, não condiz com a função que estava desempenhando e por causa da demissão precoce, perdeu o direito do seguro?

    • Emprego & Negócio

      Alfrânio,

      O seguro desemprego é um benefício oferecido pelo governo quando um trabalhador fica repentinamente desempregado, para que esse trabalhador receba algum dinheiro enquanto está procurando emprego. Se ele já oferece o emprego, não há porque pagar o seguro desemprego. Também não há motivos para o governo querer impedir um trabalhador de receber o benefício que ele mesmo oferece.

      A vaga oferecida precisa ser condizente com a qualificação e salário anterior do trabalhador, ter a mesma CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) do emprego anterior e ser na mesma cidade.

      Um abraço.

  50. sandra oliveira

    trabalhei em uma empreda 24 meses,e logo em seguida dei entrada no seguro,suponhamos que antes de terminar as parcelas do seguro desemprego eu arrume outro emprego onde fico tres meses eu posso retornar novamente ao seguro desemprego da empresa anterior.

    • Emprego & Negócio

      Sandra,

      Se foi término de contrato ou se você foi demitida sem justa causa, pode solicitar a retomada das parcelas.

      Um abraço.

  51. Raphael

    Bom dia,
    Acabei de dar entrada no seguro desemprego e fui informado que preciso fazer um curso pois era a terceira vez em 10 anos que eu solicitava o beneficio.
    Minha duvida é … sei que o curso é obrigatório e tenho que fazer, escolhi um de minha area de atuação só que o local onde o curso que tenho que fazer é longe da minha casa e estando desempregado fica complicado ter que pagar passagem para ir. Fora que o curso vai de dezembro/2012 a abril/2013 e em fevereiro comeca meu ultimo ano de faculdade … a menina do MT falou que não pode fazer nada e que eu tenho que ir … eu realmente tenho que abrir mão da minha faculdade para fazer um curso técnico que não me acrescentara em nada na minha profissão ? ou posso entrar com uma ação já que faço faculdade não seria necessario a conclusão do curso ?

    Obrigado

    • Emprego & Negócio

      Raphael,

      Você receberá o seguro desemprego durante o curso. Assim, mesmo desempregado, terá condições de se deslocar.
      Tente conciliar o curso com a faculdade, para não ter que abrir mão de nenhum deles.
      É pouco provável ganhar uma ação, mas fale com um advogado.

      Um abraço.

  52. Jonathan Wiliiam

    Olá, minha duvida é a seguinte.
    Eu trabalhei em uma empresa por 26 meses e fui dispensado sem justa causa no dia 06/11 após fazer acordo com a empresa.
    Eu faço curso técnico e arrumei um estágio que não consta como registro na carteira, sendo apenas uma observação para comprovar o tempo de estagiário.
    Eu ainda não homologuei,porém quero saber se quando eu for dar entrada no meu seguro-desemprego, poderei receber sem problemas,devido ao estágio, e também se posso alegar que faço curso técnico, para não suspenderem meu beneficio, já que se eu recusar empregos indicados, perderia o seguro.
    Obrigado e por favor me responda com muita clareza pois estou com muita dúvida mesmo.

    • Emprego & Negócio

      Jonathan,

      Se não houver registro em carteira e não pagarem INSS para você, dificilmente saberão que está fazendo estágio. Lembre-se que valores de salários menores do que um salário mínimo não são considerados renda.
      Estar fazendo curso técnico pode ser uma justificativa para não aceitar um emprego. Fale sobre o curso na hora de entrar com a solicitação do benefício.

      Um abraço.

      • Jonathan William

        Muito satisfeito com a resposta, provavelmente terei direito ao seguro. Obrigado

  53. Bruna Fernandes

    Olá, estou recebendo o seguro desemprego,na segunda parcela e gostaria de saber se caso eu me candidate a uma vaga no mais emprego eu mesmo antes de ser admitida já perco o beneficio?

    • Emprego & Negócio

      Bruna,

      Só se candidatar não faz você perder a vaga.

      Um abraço.

  54. Raquel moreira matos

    muito bom as dicas me informei de tudo que gostaria de saber ,um abraço

  55. graziélle

    A empresa me mandou embora sem justa causa,quando eles liberarem os papéis para eu da entrada no seguro desemprego, tem como eu dá entrada em outra cidade,pois vou passar alguns meses na cidade onde meu tio mora, concerteza deve precisar de comprovante de endereço, o comprovante de endereço tem q está no meu nome? ou pode estar no nome do meu tio que tem o mesmo sobrenome que eu?

    • Emprego & Negócio

      Graziélle,

      A princípio, você deve utilizar o seu endereço. O saque é na Caixa (primeira parcela) e nos locais onde á possível utilizar o cartão cidadão.

      Um abraço.

  56. Bruno

    Bom dia! Trabalhei por 1 ano e 11 meses numa empresa (16/08/12) e fui demitida sem justa causa. A Empresa abonou o aviso prévio (16/09/12). Faria 2 anos no dia 13/09. Eles deram baixa na minha carteira com data de 16/08 porém com uma observação em outra página com data de 16/09. Arrumei um outro trabalho dia 01/09 e fui registrado, sendo que fiquei 30 dias e pedí demissão. Ontem dia 08/11 foi a minha homologação e lá fui informado que não teria direito ao seguro, pois pedi demissão do último emprego. E agora existe outra maneira de recuperar este seguro, sendo que a data da homologação foi de ontem.

    Aguardo,

    • Emprego & Negócio

      Bruno,

      Como você pediu demissão do último emprego, não tem direito ao seguro desemprego.

      Um abraço.

  57. diego

    blz…Eu to recebendo o seguro desemprego, ja recebi uma parcela, mais eu estou arrumando um emprego , pq ta dificil…rsrsrs…, i eu recebo dia 17 agora . Se eu pega mesmo esse trampo eu nao recebo o dinheiro??? pq falta poucos dia pra mim recebe, e outra a empresa em questao oferece o treinanamento e so paga a conduçaõ e as despesas depois de dez dias eu iria mesmo precisar desce dienheiro. Entao to muito preocupado, dependendo da sua resposta eu nem pego esse emprago pq eu preciso paga umas conta ai rsrsrsr…

    Agradeço desde Já!!!abraço..

  58. Kelly

    Vou dar entrada no seguro desemprego dia 9 de novembro,sou de Carapicuiba SP, se eu for morar em outra cidade eu perco meu seguro desemprego?vou morar em Avaré em janeiro. obrigada.

    • Emprego & Negócio

      Kelly,

      Não perde.

      Um abraço.

  59. Camila Moreira

    Ola…trabalhei por 5 anos em uma empresa, e me desliguei em 10/09/12 sem justa causa, ainda nao resolvi nada, pois a homologação só foi marcada p/ 26/12/12….recebi uma oportunidade de um trabalho temporario de 45 dias,e eles querem carimbar a minha carteira…qdo esse contrato temporario terminar, ainda nao vai ter chego a data da homologação….gostaria de saber, se depois disso, ainda vou continuar a ter o direito de receber o seguro desemprego… obs:ja estarei desempregada, qdo for dar entreda no seguro, pois só posso dar a aentrada qdo fizer a homologação né?…???

    • Emprego & Negócio

      Camila,

      Você só poderá dar entrada no seguro desemprego após a homologação.
      Após o término do contrato temporário, terá direito, se ainda não tiver passado o prazo de 120 dias, contados da data da dispensa (data do último dia trabalhado) do emprego que deu origem ao seguro desemprego, aparentemente, 10/09/2012.

      Um abraço.

      • Camila Moreira

        Agradeço a atenção***

  60. ola´trabalho a cinco anos na mesma empresa é o meu primeiro emprego ,vou fazer acordo pra sair ,quero saber se tenho direito ao seguro desemprego é a primeira vez que vou dar entrada . obrigada

  61. Priscila

    Trabalheei 1 ano e 5 meses, pedii pra saiir , nao peguei nem fgts nem seguro,entrei em outra empresa fikei menos de 3 meses , tenho direito ao fgts do trabalho anterior? Tenho direito a seguro desemprego ???

    • Emprego & Negócio

      Priscila,

      Não tem direito ao FGTS do emprego anterior.
      Se foi demitida sem justa causa e tiver 6 salários consecutivos imediatos a data da dispensa, mesmo contando os meses da empresa anterior, então tem direito ao seguro desemprego.

      Um abraço.

  62. Andre

    Trabalhei 20 meses com salario de aproximadamente R$ 1.700,00 e fui dispensado sem justa causa em agosto 2012. 20 dias depois consegui outro emprego que estou há dois meses com salario de 907,00. Se eu for dispensado deste sem justa causa, qual será a base para cálculo do meu auxilio desemprego? Prevalecera a base do meu antigo salario de 1.700,00??? No aguardo, muito obrigado.

    • Emprego & Negócio

      Olá André,

      Será levado em conta o salário do último emprego.

      Um abraço.

  63. welkson

    Boa Tarde. estou recebendo seguro desemprego, sexta 26/10 fui ao sine e peguei uma carta de encaminhamento, na empresa ficaram com a carta e marcaram uma entrevista para segunda dia 29/10, se admitido começarei dia 1/11/12,receberia a ultima parcela dia 30/10, porem no site de consulta do seguro do MTE minha ultima parcela foi negada por causa dessa carta de recomendaçao. Se for admitido tenho direito a ultima parcela sendo que a data de pagamento é anterior a do inicio do meu novo emprego e como faço para libera-la? Obrigao

  64. marcio

    foi ao sesi senai de ap de goiania fazer matricula mais tem de ter uma comta para depositar eu nao tenho nao e possivel abrir e nao faz a matricula o que devo fazer

    • Emprego & Negócio

      Marcio,

      Não é preciso conta para receber o seguro desemprego, basta o cartão cidadão. Vá até a Caixa para se informar.

      Um abraço.

  65. Eliane

    Um estágio com bolsa auxilio no valor de R$ 642,00 me fara perder meu auxilio desemprego?

    • Emprego & Negócio

      Eliane,

      Sim, pois é mais que um salário mínimo nacional.

      Um abraço.

  66. Andre

    Um estágio com bolsa auxílio de R$ 622,00 me fará perder direito de receber meu auxílio desemprego?

    • Emprego & Negócio

      André,

      Se for menos que R$ 622,00, não perde.

      Um abraço.

  67. Andre

    Trabalhei por 20 meses e fui dispensado sem justa causa em agosto/2012. No mesmo mês consegui outra colocação e nem precisei recorrer ao auxílio desemprego. Se eu sair do emprego atual, que tenho 2 meses, sem justa causa também, ainda posso recorrer ao auxílio desemprego?

    • Emprego & Negócio

      Andre,

      Se você for demitido sem justa causa, tem direito ao seguro desemprego.

      Um abraço.

  68. Robson Paquiel

    Trabalhei 3 meses numa empresa fui demitido sem justa causa depois trabalhei mais 3 meses em outra empresa pedi demisão depois trabalhei 3 meses numa outra empresa ja faz uns 5 anos atraz tenho 8 meses numa empresa que trabalho atualmente gostaria de saber se eu for demitido sera cauculado todas as empresas
    ]

    • Emprego & Negócio

      Robson,

      Serão considerados os meses trabalhados nos últimos 36 meses.

      Um abraço.

  69. Thais

    Olá, irei dar entrada no seguro desemprego essa semana, estou fazendo faculdade e não quero trabalhar na área que estava anteriormente, quero trabalhar na área que estou estudando. Se me oferecerem uma vaga para a área que estava antes de ser demitida, tem como eu recusar? já que estou fazendo faculdade e pretendo seguir na área que estou estudando?

    • Emprego & Negócio

      Thais,

      Fale com eles sobre uma vaga na nova área. Se eles não aceitarem e lhe oferecerem na área antiga e você recusar, perderá o benefício.

      Um abraço.

  70. arranquei o contrato de trabalho da carteira de trabalho quando for arumar outro enprego da poblema?

    • Emprego & Negócio

      Frederico,

      Você não deve fazer isso, mas pode solicitar uma nova carteira.

      Um abraço.

  71. milton silva

    boa noite,vou receber minha 2ª parcela do seguro desemprego dia 30/10/2012 e estou fzd exame medico pois arrumei outro serviço e devo começar dia 18/10/2012 vou perder a 2ª parcela,? agradeço desde já.vi que dependendo de qts meses vc ficou desempregado vc tem direito isso é verdadeiro msm?

    • Emprego & Negócio

      Milton,

      É verdade. Você deve ver quantos dias ficou desempregado para saber quantas parcelas receberá.
      Veja a tabela de Parcelas a Receber e o Tempo de Desemprego em http://empregoenegocio.com.br/seguro-desemprego-quantidade-de-parcelas-e-novo-emprego/

      Um abraço.

      • milton

        bom dia,entao estou desempregado desde o dia 23/07/2012 e minha admissão sera dia 18/10/2012 ,entao nas contas tenho 83 dias desempregado.que se refere a 03 parcelas né,só mais uma coisa isso é lei msm? dias desempregado x parcelas a receber?

        • Emprego & Negócio

          Milton,

          Você tem que ter o direito ao seguro desemprego. Não é o simples fato de estar desempregado que lhe dá o direito.

          Um abraço.

          • milton

            boa tarde,entãojá estou recebendo o seguro desemprego minha 1ª parcela peguei dia 30/09/2012.como assim ter direito ao seguro desemprego teria como explicar por favor.desde ja agradeço.

            • Emprego & Negócio

              Milton,

              É que você não deixou claro se estava recebendo o benefício. Parecia que queria receber, simplesmente por estar desempregado.

              Respondendo a pergunta, vai receber 3 parcelas, conforme a lei: Resolução CODEFAT Nº 467, de 21 de dezembro de 2005, Art 17.

              Um abraço.

  72. Viviane

    Estou recebendo o seguro desemprego. Caso eu consiga um emprego com carteira assinada, devo avisar a Caixa ou eles têm um controle que corta automaticamente o benefício?

    • Emprego & Negócio

      Viviane,

      Quando for feita, pela empresa, a comunicação ao MTE da sua contratação, o benefício será automaticamente suspenso.

      Um abraço.

  73. Viviane

    O fato de eu estar recebendo o seguro desemprego pode me prejudicar em um futuro financiamento bancário na Caixa, que provavelmente acontecerá em Dez/12? Tenho como comprovar renda pelo fato de estar em um outro emprego informal, sem CLT e nem contrato de PJ…

    • Emprego & Negócio

      Viviane,

      Se você tem alguma fonte de renda de um ou mais salários mínimos, não poderia estar recebendo o seguro desemprego.
      A Caixa tem critérios para concessão de crédito. Se você tiver como comprovar os rendimentos, talvez não interfira.

      Um abraço.

  74. Henrique

    Caso eu não tenha como comprovar minha escolaridade, é negado meu direito ao benefício? Minha antiga escola faliu.

    • Emprego & Negócio

      Henrique,

      Você está querendo dizer que tem que fazer um curso de qualificação para receber o benefício e estão pedindo um comprovante de escolaridade?
      Se sim, leve qualquer comprovante que tenha. É pouco provável que perca o benefício.

      Um abraço.

  75. Alessandra Nascimento

    Prezados,

    Conseguir um estágio remunerado me fará perder o direito a o auxílio?

    • Emprego & Negócio

      Alessandra,

      Se receber menos que 1 salário mínimo, não perderá o seguro desemprego.

      Um abraço.

  76. joão

    ola fui demitido sem justa causa e trabalhei 2 anos e dois meses numa empresa antes já tinha trabalhado 8 anos em outra empresa eu tenho direito a o o seguro desemprego. totalizando 10 anaose 2 meses

    • Emprego & Negócio

      João,

      Sim, você tem direito.

      Um abraço.

  77. Marcio Jose da Silva

    Ola,
    Trabalhei numa empresa há mais de 24 meses, porém pedi demissão e assinei a certeira no dia seguinte na empresa que estou atualmente há 4 meses e está tendo um corte na empresa. Minha dúvida é se eu teria direito o benefio, pois tenho duvida se o calculo do auxilio são 6 contribuições consecutivas ou no minimo 16 contribuições nos ultimos 36 meses ?
    Desde já agradeço,

    • Emprego & Negócio

      Olá Márcio,

      Para ter direito, você tem que ser demitido sem justa causa, ter 6 meses trabalhados, em uma ou mais empresas, nos últimos 36 meses e ter 6 salários consecutivos, em uma ou mais empresas, imediatos à data da dispensa desse último emprego.

      Pelo que você colocou, tem direito a 5 parcelas, se for demitido sem justa causa.

      Um abraço.

  78. fernando

    ola trabalhei em dois mil e um , por 8 meses numa empresa , e em dois mil e quatro em outra por 1 ano e 6 meses, agora estou saindo do meu emprego atual por motivos de saude, tenho direito a receber o seguro normalmente, sendo que as datas dao mais de 10 anos, essa e a terceira vezes que entro com pedido de seguro.

    • Emprego & Negócio

      Fernando,

      Você só terá direito se for demitido sem justa causa.
      Quando o trabalhador solicita o seguro desemprego pela terceira vez em 10 anos, é oferecido um curso de qualificação, como condição para ele receber o benefício.
      Tem que ver se a primeira solicitação já faz mais de 10 anos, para saber se terá ou não que fazer o curso.

      Um abraço.

  79. fernando

    ola trabalhei em dois mil e um , numa empresa por b meses , em dois mil e 4 em outro por 1 ano e 6 mese, e agora tou saindo do meu emprego atual por motivos de saude, onde trabalhei por um ano e 4 meses , tenho direito a receber meu seguro normalmente.

  80. Renata

    Olá, pedi o seguro desemprego em 2001, depois em 2010, e agora fui demitida em agosto desse ano denovo e vou pedir pela terceira vez, será que vou ter que fazer o curso?

    • Emprego & Negócio

      Olá Renata,

      Provavelmente não, pois a lei fala em obrigatoriedade de fazer o curso, para quem solicitar o seguro desemprego pela terceira vez em 10 anos.

      Um abraço.

  81. Larissa

    Cumprir meu aviso prévio até o dia 07-09-2012,completaria 1 (um) ano no dia 12-09-2012,ou seja, faltando 5 dias,queria saber como vai ser me seguro desemprego?

    Um abraço

    • Emprego & Negócio

      Olá Larissa,

      Com base somente nas informações desse emprego, você tem direito a 3 parcelas.

      Um abraço.

  82. Renata

    Bom dia
    Fui demitida sem justa causa e ja terminei a faculdade ,estou fazendo uma especialização,dei entrada no seguro desemprego e recebi uma pre matricula para o curso de capacitação, pois solicitei o seguro desemprego pela terceira vez dentro de um período de 10 anos. Queria saber se existe alguma possibilidade de liberação uma vez que os cursos oferecidos não tem nda a ver com minha atual area de estudos. Agradeço a atenção.

    • Emprego & Negócio

      Renata,

      Fale com eles e explique que está fazendo essa especialização. Pode ser que seja liberada. Caso contrário, tem que fazer algum curso para receber o benefício.

      Um abraço.

  83. rosangela

    Não consigo achar meu certificado de escolaridade, o que faço?

    • Emprego & Negócio

      Rosangela,

      Solicite o certificado na instituição que estudou.

      Um abraço.

  84. Maria

    Fui demitida, depois de trabalhar dois anos e cinco meses, porém estou cursando nível superior, e agora iniciarei um estagio que não é remunerado. Consigo receber o seguro desemprego? Recebi apenas uma vez em 13 anos de trabalho.

    • Emprego & Negócio

      Olá Maria,

      Eles podem lhe oferecer um emprego. Caso contrário, recebe o benefício.

      Um abraço.

  85. Helena

    Trabalhei como instrutora de auto escola durante um ano e três meses de carteira assinada,fui demitida sem justa causa e não recebi, por este motivo entrei na justiça e foi feito acordo, é a primeira vez que vou solicitar o seguro,conseguir minha carteirinha de instrutora, através de um mandado de segurança pq fiz o curso, e cinco meses depois entrou em vigor uma nova lei, instrutor p dar aula tem q ter um ano categoria D, e fui bloqueada no sistema não consigo renovar minha carteirinha. tirei minha carteira D a quatro meses por este motivo estou impedida de exercer a profissão pq tenho q esperar este tempo, não consigo renovar carteirinha e não posso abrir aula devido biometria estar bloqueada, será q vou ser obrigada a fazer o curso p receber o seguro?
    Desde já agradeço.

    • Emprego & Negócio

      Helena,

      O curso é oferecido somente para quem está pedindo o seguro desemprego pela terceira vez em 10 anos.

      Um abraço.

  86. karol

    Ola boa tarde..
    faz uma semana que fui demitida do meu emprego trabalhei la 1 ano e 8 mes, e aproximadamente a 1 ano e 9 mes recebi seguro desemprego de um antigo emprego meu,tenho direito a receber o beneficio e se tenho queria saber tambem se tenho que fazer o curso porque eu ja faco curso de auxiliar de enefermagem…..
    Agradeço s puder me responder.

    • Emprego & Negócio

      Karol,

      O período de carência de 16 meses já passou e você pode solicitar o seguro desemprego novamente.
      Se for o terceiro pedido em 10 anos, possivelmente terá que fazer o curso de qualificação.

      Você pode ver, na hora da solicitação, se o curso de enfermagem equivale ao curso de qualificação.

      Um abraço.

  87. Rejineide

    Olá, estou fazendo faculdade, e agora inicio em um estagio, q é obrigátorio cumprir 100horas, e um outro remunerado no valor de 485,00 reais. Consigo receber meu seguro desemprego? Trabalhei dois anos e meio na ultima empresa e dez anos na anterior só recebi uma vez o segura desemprego. Preciso de ajuda?????

    • Emprego & Negócio

      Rejineide,

      A princípio sim, pois o valor do estágio é menor que um salário mínimo.

      Um abraço.

  88. JULIANA

    Fui demitida sem justa causa recentemente, e estou fazendo um curso pré vestibular, que era no período noturno. Como fui demitida, mudei o horário do curso para a manhã, e matriculei em outro curso pela tarde, só que com a nova lei do seguro desemprego estou sendo “obrigado” a fazer um curso de qualificação só que eles não tem horario pela noturno e não conseguir mudar a do meu cursinho,concluido irei perder o meu seguro desemprego por falta de horarios do senae,o que devo fazer, recorrer na justiça algo desse tipo?Me ajudem não quero perder meu seguro.Obrigada

    • Emprego & Negócio

      Juliana,

      Tente mudar o horário do cursinho pré-vestibular. Caso contrário, você perderá o seguro desemprego se desistir do curso de qualificação.
      Quantas horas diárias é esse curso de qualificação?

      Um abraço.

  89. mauricio

    Olá

    Fui demitido e vou começar a receber o seguro desemprego, recebi a proposta de um estágio remunerado, gostaria de saber se posso continuar recebendo o seguro.

    abraço

    • Emprego & Negócio

      Mauricio,

      Você pode continuar a receber o seguro desemprego, se o valor do estágio for menor que um salário mínimo (R$ 622,00).
      Caso contrário, o benefício será suspenso enquanto estiver fazendo o estágio.

      No caso da suspensão, após o estágio você pode solicitar a retomada das parcelas, se ainda não tiver passado o período aquisitivo de 16 meses, contados a partir da data da dispensa do emprego que deu origem ao recebimento do seguro desemprego.

      Um abraço.

  90. Guilherme Vieira

    Olá,

    Fui demitido – sem justa causa – recentemente, e estou fazendo um curso pré vestibular, que era no período noturno. Como fui demitido, mudei o horário do curso para a manhã, e estou matriculando-me em outro curso, para o período vespertino. Foi a primeira vez que fui demitido e já estava há mais de 7 meses nesse emprego. Poderei recusar oferta de emprego, até os cursinhos acabarem( o vestibular é em dezembro)?

    • Emprego & Negócio

      Guilherme,

      Se, no momento de entrar com o pedido do seguro desemprego, eles oferecerem uma vaga de emprego, você pode dizer que está fazendo esses cursos.
      Se eles não aceitarem esses cursos como justificativa para uma recusa da vaga e você recusar, perde o seguro desemprego.

      Um abraço.

      • Guilherme Vieira

        Muito obrigado!

        Espero que o pessoal do M.T.E tenha bom senso….

        Abraço.

  91. Marília

    Fui demitida sem justa causa e estou pra começar a faculdade agora em Setembro e pelo que li nas informações acima vão me oferecer o curso de capacitação, pois vou solicitar o seguro desemprego pela terceira vez dentro de um período de 10 anos. Queria saber então se comprovando que estou cursando a Faculdade conseguiria receber meu seguro desemprego sendo dispensada da obrigação de fazer o curso?

    • Emprego & Negócio

      Marília,

      O curso da faculdade talvez possa substituir o curso de qualificação. Verifique na hora de solicitar o benefício ou tente mais informações no número 158 do MTE.

      Um abraço.

  92. trabalhei durante 11 meses em uma empresa vou dar entrada no seguro semana q vem ; e começo um curso no próximo més .esse curso e valido pra eu poder receber o seguro e quantas parcelas irei receber?obrigada

    • Emprego & Negócio

      Lú,

      O curso de qualificação só é exigido de quem está solicitando o benefício pela terceira vez em 10 anos. Se é esse o seu caso, talvez seja melhor pegar um curso deles, pois é gratuito.
      Com 11 meses trabalhados nos últimos 36 meses, você tem direito a 3 parcelas.

      Um abraço.

  93. jamile

    fui mandada embora no dia 11 de julho e dia 14 de agosto fui dar entrada no meu seguro desemprego e houve uma oportunidade de emprego na mesma area a qual eu trabalhava porem eu nao queria mais vaga pra ocupaçao anterior quero mudar de cargo porem so tenho experiencia em telemarketing no posto de atendimento foi dito que eu tinha que ir fazer a entrevista na empresa na area de telemarketing e fui porem nao aceitei a vaga porque quero me qualificar em outra area e trabalhar em outro cargo que nao seja de telemarketing recusando essa vaga eu perco o direito de receber o seguro desemprego???

    • Emprego & Negócio

      Jamile,

      A probabilidade de você perder o seguro desemprego com a recusa da vaga é muito grande. Se você não tivesse passado no processo seletivo não teria problema, mas recusar a vaga tem.

      Um abraço.

  94. Ivana Perucio

    Bom dia,

    Peço orientação a quem recorrer para ser dispensada do curso de qualificação, uma vez que já tive que parar de trabalhar pra cuidar da minha mãe que tem cancer e está fazendo quimioterapia, o que me impossibilita de cumprir a carga horária de 160 hs.
    Dei entrada no seguro ontem, e tenho a pré matrícula comigo.
    Grata

    • Emprego & Negócio

      Ivana,

      Você sabe qual a carga horária diária desse curso?
      Com certeza é muito menor do que a de um emprego. Talvez você consiga conciliar o curso e os cuidados com a sua mãe.

      Se lhe indicaram o curso e você não fizer, não vão liberar o benefício.

      Um abraço.

  95. Helena

    Boa noite!

    Eu fui demitida sem justa causa de um trabalho de um ano e meio, mas tenho ainda um registro de outro emprego em uma prefeitura da qual estou de licença não remunerada. Tenho direito ao seguro desemprego?
    Muito obrigada.

    • Emprego & Negócio

      Helena,

      O seguro desemprego é para quem está desempregada.Assim, você não tem direito.

      Um abraço.

  96. Milena

    Tenho duvidas…
    Se eu estou no meu terceiro emprego e recebi 1 vez o seguro desemprego, fico 1 ano trabalhando e sou demitida, recebo o seguro desemprego sem ter que fazer o curso? Isso só vale a partir do 3 Seguro desemprego que eu for receber?
    Obrigada!

    • Emprego & Negócio

      Milena,

      A obrigatoriedade dos cursos de qualificação é para quem está solicitando o seguro desemprego pela terceira vez em 10 anos. Não é o seu caso.

      Um abraço.

  97. Renata

    o brasil ta atrasado em sua mentalidade.quem é mais velho, como eu, 40 anos, não serve mais?
    tenho experiencia como repositor, atendimento ao cliente, op. caixa, veja só: o marialva supermercado em sp, me chamou pra entrevista, mas eu fiquei
    brava com o que ouvi: quero gente mais nova, seu curriculo é bom, mas so quero gente nova
    Ah, então a idade me impede de trabalhar? então porque será que depois de contratar gente nova, como me disse a dona, colocou novamente
    placa precisa-se repositor? O que esse povo tem na cabeça? vacuo, ar, vazio, nada?
    O brasil é preconceituoso, e é uma pena que as pessoas desse pais pensem assim: 40 anos não serve mais!
    Bem feito pra essa dona do Marialva, fique batendo a cabeça procurando “gente nova”: consegui uma vara em um comérci e com
    chances de crescer lá dentro.

  98. Lucas

    No caso de uma demissão sem justa causa onde o trabalhador tem o direito ao Seguro Desemprego, e esse mesmo após realizar todo o processo de documentação decidir realizar uma viagem de um mês mais ou menos, pode ser penalizado com a perda do benefício por estar ausente ou pelo fato de ao dar entrada no Seguro Desemprego a vaga estiver disponível na hora. Qual o procedimento sensato a ser feito ?

    • Emprego & Negócio

      Lucas,

      O prazo para dar entrada no seguro desemprego é de até 120 dias a partir da data da dispensa.
      Assim, o melhor é fazer a viagem e depois solicitar o benefício.

      Um abraço.

  99. Michelly

    Boa tarde! Estou aqui para me informar melhor sobre o direito do seguro. Fui dispensada do penúltimo emprego em outubro de 2010 e recebi o seguro pela segunda vez. Em novembro do ano passado comecei a trabalhar em outra empresa e fui demitida esse mês passado em Julho. Tenho o direito seguro desemprego pela terceira vez? E como é a nova lei a respeito de um emprego ou curso? Eu é quem escolho? Obrigada pela atenção

    • Emprego & Negócio

      Michelly,

      Você tem direito ao seguro desemprego. Por ser a terceira vez em 10 anos, pode ser que tenha que fazer um curso de qualificação profissional.
      Tente negociar um curso da sua escolha.

      Um abraço.

  100. ola tudo bem eu fui no sine e vou pega 5 parcelas do seguro desemprego
    eles me falarao qu eu nao tenho direito ao curso por que eu peguei o seguro desemprego pela segunda vez eles falo que tem que ser tres
    mas… e se eu quizer fazer o curso eu tenho direito???
    obrigado

    • Emprego & Negócio

      Olá Jaideson,

      Você não tem direito, pelos motivos que lhe falaram.

      Um abraço.

  101. denise

    oi boa noite meu nome e denise como eu faço para ter o numero do meu pis pos ja trabalho de carteira acinada a 4 meses e a te agora nao tenho o numero do pis

    • Emprego & Negócio

      Denise,

      Se é seu primeiro emprego, a empresa tem que cadastrá-lo para você. Fale com eles.

      Um abraço.

  102. gomes

    RECEBI SEGURO DESEMPREGO EM TRÊS ÚLTIMOS EMPREGOS QUE TIVE NOS 7 ÚLTIMOS ANOS. SOU FORMADA E ESTOU EM UM EMPREGO QUE IRÁ FAZER UM ANO. MAS ELES ME PROMETERAM UMA COMISSÃO E NÃO QUEREM CUMPRIR, POR ISSO ESTOU QUERENDO SAIR. TENHO DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO?

    • Emprego & Negócio

      Gomes,

      Se pedir para sair, não terá direito ao seguro desemprego.

      Um abraço.

  103. Elaine

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se posso requerer o seguro desemprego, pois fui dispensada sem justa causa em abril, no mesmo mês iniciei em outro trabalho e fui dispensada por termino de contrato. Ainda esta no prazo de 120 dias para requerer o seguro. Posso dar entrada?
    Desde já agradeço e parabenizo o seu trabalho.
    Abraços,

    • Emprego & Negócio

      Olá Elaine,

      Sim, pode dar entrada.

      Um abraço.

  104. Juliana Lima

    Trabalhei 9 meses em uma empresa e pedi demissão ai entrei nesta que fiquei 4 meses e fui mandada embora. Gostaria de saber se consigo o seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio

      Olá Juliana,

      Depende se houve consecutividade de salários. Quais foram as datas de admissão e demissão dos dois empregos?

      Um abraço.

  105. leticia

    olá, estou a 4 anos e meio na mesma empresa, se eu for demitida sem justa causa, teria direito à quantos meses de seguro desemprego? eu trabalho de seg à sex, se aparecer uma vaga deemprego de seg a sáb e com salário inferior, está dentro do meu perfil? posso recusar e mesmo assim receber o seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio

      Olá Letícia,

      Você tem direito a 5 parcelas de seguro desemprego.
      Se oferecerem uma vaga, é porque ela está dentro ou próxima ao seu perfil.
      É claro que você pode discordar e entrar na justiça. O atendente do SINE vai instrui-la, se for esse o caso.

      Um abraço.

  106. elbreth

    tralhei 8 meses tenho direito seguro desemprego

  107. william filho

    eu me matriculei em um curso a tarde e que é a minha area de trabalho por motivo de nao haver vagas na minha area de trabalho eu ainda posso mudar o curso? e o horario?

    • Emprego & Negócio

      William,

      Talvez possa mudar. É melhor se informar no SINE.

      Um abraço.

  108. william filho

    dei entrada no seguro desemprego dia 28 junho 2012 no sine
    me deram uma pre-matricula de um curso para comparecer no senai
    ate o dia 8 julho eu fui no dia 6 de julho
    numa sexta a tarde,dia 8 era um domingo.nao teve vaga e me mandaram
    de volta para o sine para tentar um outro curso com o prazo ate o dia 16 de julho eu fui no dia 12 tambem nao tinha vaga para o curso que escolhi no senac desta vez e la troquei pra um de vendedor e fiz minha matricula no dia 13.esta correto ou eu tinha que me matricular ate o dia 8 de julho?mesmo a culpa nao ser minha culpa nao ter vaga eu cumpri as datas determinadas para o comparecimento.meu seguro esta garantido?

    • Emprego & Negócio

      William,

      Se você seguiu os procedimentos informados não há nenhum problema. Se tiver que levar o comprovante de matrícula em algum lugar, lá explique o que aconteceu, senão, veja com o SINE.

      Um abraço.

  109. Dangele

    Boa noite,
    Estou pensando em fazer acordo com minha empresa porque farei uma cirurgia um pouco complicada,com alguma sequelas.E não pretendo ficar segurado pela caixa,ou algo assim.
    Gostaria de saber se um motivo comprovado de cirurgia em andamento,vale pra receber o beneficio.
    Abraço.

    • Emprego & Negócio

      Dangele,

      O auxílio para doença é outro. Se você entrar com o pedido de seguro desemprego e lhe oferecerem um emprego, o fato de estar para fazer uma cirurgia não serve de justificativa para não aceitar esse emprego.
      Vão lhe encaminhar para o auxílio-doença.

      Um abraço.

  110. elisangela

    boa tarde gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego,trabalhei 4anos e é a primeira vez que dou entrada no seguro desemprego,assim como é minha primeira vez tenho mesmo assim q fazer o curso?é que tambem vou embora para outra cidade?obrigada pela atençao

    • Emprego & Negócio

      Olá Elisangela,

      Os cursos de qualificação são para as pessoas que estão solicitando o seguro desemprego pela terceira vez em menos de 10 anos. Não é o seu caso.
      Mas, eles podem lhe oferecer um emprego, de acordo com a sua profissão.

      Um abraço.

  111. JACODSON

    FUI DESPEDIDO, CORRI ATRÁS DE DAR ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO ELES ME DERAM UMA CARTA DE ENCAMINHAMENTO PARA UMA ENTREVISTA SE EU RECUSAR O EMPREGO TENHO DIREITO DE FAZER O CURSO AINDA.

    • Emprego & Negócio

      Jacodson,

      Se lhe ofereceram um emprego é porque você não está enquadrado entre as pessoas que necessitam fazer curso para receber o seguro desemprego.
      Se você recusar a vaga, perde o direito ao benefício, a não ser que apresente uma justificativa legal.
      Dentre as justificativas legais está a do trabalhador estar realizando curso de qualificação profissional. Mas, esse curso é por sua conta, ou seja, não é oferecido pelo governo e pode não ser aceito como justificativa.

      Veja melhor o fluxo da concessão do benefício na postagem que acabou de ler.

      Um abraço.

  112. Anisio da Silva Pereira

    Anisio
    Olá trabalhei numa empresa durante 11 anos em dezembro de 2001 fui demitido sem justa causa. em janeiro de 2012 dei entrada no seguro desemprego.me foi concedido o direito a 5 parcelas. recebi a ultima em 04/06 2012. esperava receber uma oferta de emprego mais não aconteceu. existe algum tipo de telefone ou local onde posso procurar este programa para poder arrumar um emprego.

    • Emprego & Negócio

      Olá Anisio,

      Vá ao SINE que eles podem ter alguma oferta de emprego.

      Um abraço.

  113. Anderson.

    Do com uma dúvida, ENTREI DIA 01-12-11 E SAI 12-06-12 ONTEM, SEIS MESES e pouquinho COMPLETO DE REGISTRO GANHO SEGURO o DESEMPREGO..?

    • Emprego & Negócio

      Olá Anderson,

      Se você foi demitido sem justa causa, com esse tempo de serviço, tem direito ao recebimento do seguro desemprego.

      Um abraço.

  114. delia

    trabalhei por 6 meses em uma loja,pedi demissão, e agora o que faço para ter direito ao seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio

      Delia,

      O seguro desemprego é somente para quem é demitido sem justa causa.

      Um abraço.

  115. Elisabeth

    estou finalizando meu aviso e darei entrada no seguro só que desejo voltar pra ,minha terra se recusar o emprego oferecido perderei mesmo sem ter condicões de mim sustentar aqui em são paulo

    • Emprego & Negócio

      Elisabeth,

      Pode ser que eles não ofereçam emprego.
      Se oferecerem, explique a sua situação, assim eles até podem arrumar um emprego na sua terra.

      Um abraço.

  116. andre lumertz

    fui demitido em tres cachoeiras, e ake n tem como encaminhar o seguro entao fui na cidade mais proxima,torres, meia hr de tres cachoeiras, la eles me fizeram perguntas, eu recuzei a proposta pq e longe, estudo a noite e teria q sair do emprego as 4 hrs para poder chegar em ksa e estudar… e por ter muitas fabricas ake na minha cidade e iria ver empregos ake, oq posso fazer, nao arrumei emprego e meu seguro esta bloqueado!!! entro com uma açao na justiça? vou no sine dnv? obg

    • Emprego & Negócio

      André,

      Você pode entrar na justiça.
      Também pode voltar ao SINE e dizer qua aceita a vaga, mas é difícil alguma coisa mudar lá no SINE.
      Se você não passar no processo seletivo e não houver outra vaga, recebe o benefício.

      Um abraço.

  117. josé Soares

    Boa noite.
    Fui demitido dia 28/12/11 sem justa causa após 10 anos da empresa que trabalhava, entreguei minha carteira de trabalho a uma nova empresa dia 20/01 e comecei a trabalhar novamente de carteira assinada dia 12/03/12,com isso não dei entrada no seguro desemprego da empresa anterior. O cargo atual e o salário atuais são inferiores, se eu for demitido na experiência terei direito ao seguro desemprego da empresa anterior pois não dei entrada no seguro nos 120 dias, já que estava começando em uma nova empresa.

    Um abraço Soares

    • Emprego & Negócio

      Olá José,

      infelizmente não terá direto, pois já passou o período de 120 dias para dar entrada.

      Um abraço.

  118. Ivone Almeida

    Boa noite,

    Pedi demissão do meu último emprego, cumpri aviso prévio de 30 dias, estou desempregada desde o dia 03/02/2012 , posso solicitar agora o seguro desemprego?

    Att,
    Ivone

    • Emprego & Negócio

      Olá Ivone,

      o seguro desemprego é somente para quem foi demitido sem justa causa.

      Um abraço.

  119. catia

    Estou prestes a ser demitida sem justa causa e pretendo usar os próximos meses para concluir os estágios de minha faculdade que nunca tive oportunidade de realizar por estar trabalhando, terei algum impedimento de receber o seguro desemprego? O problema é que se eu arrumar um novo emprego não poderei fazer meus estágios e pegar meu diploma.

    • Emprego & Negócio

      Olá Catia,

      se você tem direito a receber o seguro desemprego, eles podem lhe oferecer um emprego ao invés do benefício, ou exigir que faça um curso de qualificação para poder receber, caso esteja solicitando o seguro desemprego pela terceira vez nos últimos 10 anos.

      Um abraço.

  120. Rodrigo

    Bom dia. fui demitido de uma empresa sem justa causa. Recebi a documentação para o seguro-desemprego, porém não dei entrada porque entrei em outra empresa. No quinto dia de experiência eu pedi desligamento porque não me adaptei. Posso dar entrada no meu seguro com a documentação da penúltima empresa? Estou no prazo de 120 dias e estou desempregado. Muito obrigado.

    • Emprego & Negócio

      Rodrigo,

      você pode dar entrada no seguro desemprego para garantir o prazo de 120 dias, mas eles vão deixar o benefício suspenso porque você pediu demissão do último emprego.
      Se conseguir outro emprego e sair por ser demitido sem justa causa ou por término de contrato de experiência, então pode solicitar o recebimento das parcelas referentes ao benefício suspenso, desde que ainda esteja no período aquisitivo de 16 meses.

      O importante agora é não perder o prazo dos 120 dias para solicitar o benefício.

      Um abraço.

      • Rodrigo

        E se eu tirar uma nova carteira? mesmo na experiência? eu só assinei um contrato de experiência e na minha carteira não detalha o motivo. Não há nada que eu possa fazer? Nenhuma cláusula que me proteja? ou Lei? Muito obrigado!

        • Rodrigo

          Assinei também uma folha com o seguinte teor:

          Tendo o meu contrato de trabalho por prazo determinado firmado com esta empresa expirar-se no próximo dia 05/05/2012, venho pela presente comunicar-lhes que o mesmo será rescindido a partir desta data, sendo-lhes assegurado à indenização prevista no artigo 480 da consolidação das leis do trabalho.

          Sem mais, subscrevo-me,

          Atenciosamente

          Minha assinatura.

          • Emprego & Negócio

            Rodrigo,

            se iria expirar em 05/05/2012, então já faz tempo que você pediu para sair.
            Se ainda não faz 120 dias da demissão do emprego anterior, entre com o pedido do seguro desemprego, antes que perca o prazo.

            Um abraço.

            • Rodrigo

              Me desculpe, eu quis dizer a data 05/06. É a mesma informação? Muito obrigado.

        • Emprego & Negócio

          Olá Rodrigo,

          isso não adianta. Não há nada que você possa fazer.

          Um abraço.

  121. trabalhei um ano em uma empresa tenho 50 anos tenho direito ao seguro desemprego?

    • Emprego & Negócio

      Olá Vera,

      considerando o tempo de serviço, você tem direito.

      Um abraço.

  122. Vanessa Tamara Pereira Seret

    Olá, boa noite,eu fui demitida em 07/05/2012 sem justa causa e trabalhei na empresa por um ano e 2 meses, eu curso faculdade de Direito no período da manha, eu consigo receber o seguro desemprego sem precisar fazer entrevista de novo emprego , apresentando a minha ficha de matricula e frequência na faculdade?

  123. Anderson

    Esses politicos Mexeram no direito do trabalhador isso sim, Vergonha.

    • Emprego & Negócio

      Anderson,

      nesse caso da qualificação, o trabalhador recebe o benefício e, além disso, vai receber, gratuitamente, um curso de formação profissional.

      Um abraço.

  124. Claudia

    e quem estiver fazendo faculdade tbém é considerado já uma qualificação para poder tambem receber o seguro-desemprego?
    Claudia

    • Emprego & Negócio

      Cláudia,

      o curso de qualificação será exigido apenas para trabalhadores de nível médio, reincidentes no seguro desemprego.
      Possivelmente, você não se enquadre nessa categoria de trabalhadores.

      Mas, pode acontecer de ser oferecido um emprego ao invés da concessão do benefício. Nesse caso, você pode usar como justificativa legal estar fazendo um curso de qualificação pago por você.

      É pouco provável que estar fazendo faculdade sirva como justificativa para não aceitar um emprego.

      Um abraço.


Deixe um comentário